Atingidos do Maranhão realizam audiência pública com o governo municipal e estadual

Nesta quarta-feira (14) ocorreu uma audiência pública no Centro de Convenção do idoso no município de Parnarama (MA). A audiência foi promovida pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), em parceria com o Movimento Quilombola do Maranhão. Estiveram presentes na audiência representantes das comunidades de Baixão Grande, Baixão do Coco, Canafístula e a  Comunidade  Quilombola Guerreiro, Quilombola Tanque da Rodagem, São João  Tanques de Melquiades e Mandacaru, pertencentes ao Município de Parnarama.

A audiência é resultado da jornada de luta realizada pelo MAB em março e teve como objetivos debater e planejar um desenvolvimento social e econômico, partindo das necessidades concretas das comunidades, garantir o acesso aos direitos fundamentais ( educação, saúde etc) ; fortalecer as comunidades por meio da melhoria das estruturas de convivência e lazer; debater sobre a inclusão e projetos produtivos para a produção de alimentos e geração de renda; reivindicar a melhoria e qualidade da energia elétrica e da distribuição de água. 

A audiência pública contou com a presença da assessora do governo do Maranhão, Margarete Cuntrim,  Talita Lindoso  e Rogerio Oliveira, da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, e ainda esteve na audiência Rildanio Barros, Secretário Municipal de Agricultura do Município de Parnarama, Gutemberg Barros, Secretário Municipal de Administração de Parnarama, Gilvan Moura, vice prefeito de Parnarama, Renato Mendes, Executivo de Relacionamento da Companhia Energética do Maranhão e Aline  Beatriz, da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão.

Durante a audiência as comunidade apresentaram suas necessidades, como também as suas potencialidades. A assessora do Governo de Flávio Dino, Margarete Cuntrim, comprometeu-se em levar as demandas apresentadas para o governo e secretaria do estado e que em breve dará retorno para as demandas que são de competência estadual. O secretário de Agricultura do munícipio de Parnarama, Rildânio Barros, apresentou o que já está sendo realizado no município e comprometeu-se em sentar com as comunidades para continuar atendendo as reivindicações apresentadas.