Belo Monte: Acampamento por moradia completa três meses

As famílias resolveram acampar devido ao alto custo de aluguel e comida no município de Brasl Novo por causa da barragem de Belo Monte

As famílias resolveram acampar devido ao alto custo de aluguel e comida no município de Brasl Novo por causa da barragem de Belo Monte

O Acampamento Novo Horizonte iniciou-se com ocupação de terreno abandonado ,no dia 6 de janeiro de 2013. Esse terreno, localizado perto da Cidade Alta, em Brasil Novo (PA) era usado como ponto de droga e prostituição. Hoje são 172 lotes, e o Acampamento continua se fortalecendo, com chegada de novas famílias.

A luta pela moradia em Brasil Novo, a 40 km de Altamira, está associada ao custo devida, que vem subindo muito. A causa principal são os reflexos negativos da barragemde Belo Monte. O preço do aluguel e do alimento, tudo aumentou.

As famílias do Acampamento não estão isoladas. Elas fazem parte do Movimento doAtingidos por Barragens (MAB). A bandeira do Movimento foi fincada simbolicamente no local no dia 17 de março.

No Dia Internacional de Luta contra as barragens e pelo direito da população atingida,os acampados participaram em atividade do MAB em Altamira, que reuniu mais de 500 pessoas.

Desafios

As famílias acampadas sofreram uma tentativa de despejo no dia 25 de fevereiro porparte da Prefeitura de Brasil Novo, que chegou com um documento de Reintegração de Posse, máquinas, soldados, dando 40 minutos para desocupação. Os acampados dizem que é um documento forjado. Agora a Prefeitura quer cortar a água. Se issoa contecer, as famílias vão furar um poço para abastecer o Acampamento.