Em MG, acampamento Geraizeiro do MAB faz lançamento do 8° Encontro Nacional do MAB

A sete meses de ocupação em terras devolutas do Estado de Minas Gerais, atingidos realizam evento com feira agroecológica, bingo e festa junina no lançamento do Encontro Nacional

 

Fotos: Elza Cohen

O Acampamento geraizeiro Alvimar Ribeiro dos Santos, no distrito de Vale das Cancelas, cidade de Grão Mogol, completa 7 meses nesse mês de junho e é comemorado com muita resistência e produtividade. A ocupação em terras devolutas do Estado mostrou-se neste domingo (18), durante o lançamento do 8° Encontro Nacional do  Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), os frutos da resistência de um povo marcado pela histórica injustiça do capital.

Frutas, hortaliças, legumes e variados quitutes compuseram a feira agroecológica, quando mais de 300 pessoas participaram e puderam se deliciar com a diversidade da produção. "Estamos aqui há sete meses lutando pela demarcação do nosso território, ocupando e produzindo. A feira é o resultado do nosso trabalho do dia a dia. Vamos para o encontro do MAB, em outubro e vamos alimentar milhares de pessoas. Isso é muito gratificante”, conta feliz dona Maria, geraizeira organizada no MAB. O Encontro Nacional do MAB acontecerá entre os dias 1 a 5 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro.

No evento, estiveram presentes diversos parceiros do MAB, como o Sindute, Sindieletro, Levante Popular da Juventude, Comissão Pastoral da Terra e mandatos populares, como o mandato do deputado estadual Rogério Correia, que apoiam a luta das comunidades geraizeiras pela demarcação do seu território tradicional e a luta dos atingidos por barragens e outros empreendimentos por todo o país.

O acampamento Alvimar Ribeiro reivindica uma área de 5.450 hectares para demarcação do território geraizeiro para 120 famílias atingidas das comunidades geraizeiras de Buriti, Tingui, Córrego do Engenho, São Lourenço, Bonfim Estreito, Vale das Cancelas entre outras. Elas ocupam uma área da Fazenda Buriti Pequeno, próxima à cabeceira do Córrego São Lourenço, às margens da estrada municipal que liga o Distrito de Vale das Cancelas.