MAB expõe tecnologia popular na Cúpula dos Povos

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vai inaugurar nesse domingo (17) à tarde uma amostra de Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC) na Tenda do Futuro da Cúpula dos Povos. A tecnologia é uma proposta do Movimento para aquecer a água para uso doméstico com baixo impacto ao meio ambiente.

“O experimento do MAB está afinado com a proposta da Cúpula dos Povos, pois trata-se de uma solução apresentada pelos trabalhadores e trabalhadoras para geração de calor e economia de energia elétrica, que não destrói o meio ambiente e nem causa impactos sociais, ao contrário de outras fontes de energia”, afirma Verílson Gheno, militante do MAB no Paraná.

O MAB vem implementando placas solares nos três estados do sul do Brasil, em São Paulo e Minas Gerais. A tecnologia está sendo desenvolvida desde janeiro de 1999, pela Sociedade do Sol (SoSol), sediada no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da Universidade de São Paulo.

“Queremos tornar esse sistema de aquecimento de água conhecido pela população e massificar a sua implementação, já que, além de preservar o meio ambiente, o sistema reduz o consumo de energia elétrica e consequentemente diminui o valor da conta de energia das famílias”, afirma Verílson. A intenção do MAB é que a tecnologia possa ser adotada como uma política pública, por ser também uma forma de distribuição de renda.