MAB inicia formação de coordenadores dos grupos de base em RO

No último sábado (7 de julho), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) fez um encontro de  formação com os coordenadores e coordenadoras de grupo de base do Baixo Madeira, região à jusante das barragens de Santo Antonio e Jirau, em Rondônia. O objetivo é fortalecer a organização dos grupos de base, que são o alicerce do Movimento.

Com a organização dos grupos, as comunidades atingidas ficam mais fortalecidas e com uma maior capacidade para lutar pelos seus direitos. “Não encontramos outro espaço onde nossos interesses e demandas se fazem valer pela voz dos atingidos. Queremos ser participantes da vida do Movimento e juntos ajudar a construí-lo”, afirmar Márcio Santana, da coordenação do MAB na região.

Participaram do processo de formação as coordenadoras e coordenadores dos grupos de base das comunidades de Jamari, São Carlos, Brasileira, Aliança e Cuniã. Mais de 26 coordenadores da região se reunirão para estudar e fortalecer o movimento na região do Baixo Madeira.

Nos próximos dias, serão realizados outros encontros dos coordenadores e coordenadoras do MAB em outras regiões do estado, envolvendo comunidades e municípios de Triunfo, Itapuã do Oeste, Joana D’arc e reassentamentos. No total, serão realizados cinco encontros de coordenadores, com a participação de mais de 200 atingidos e atingidas, somando mais de 69 grupos de base já organizados em Rondônia.