Nota de solidariedade – Márcio Matos: presente!

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se solidariza com os companheiros do MST e com a familia de Márcio Matos, do MST da Bahia.

O companheiro foi mais uma vítima desse sistema perverso do agronegócio e latifúndio que ceifa a vida de mais um militante entre tantos outros assassinados no país. A Bahia, em especial, tem sido palco frequente de violência no campo, uma vez que é apontado como o terceiro estado do Brasil no número de conflitos agrários, com cerca de 11% do total registrado no país.

Marcinho, como era conhecido, foi um companheiro valoroso na luta em defesa da Reforma Agrária, buscando garantir o direito constitucional do país. Dedicou sua vida à luta pela conquista da terra, pelo direito de produzir e alimentar o povo brasileiro.

Repudiamos veementemente a violência no campo. Tal fato contribui para fortalecer o retrocesso e avanço do conservadorismo que vivemos no Brasil, que vê seu povo e riquezas sofrerem diretamente as consequências do golpe desde 2016, e este é mais um reflexo.

 

Aos nossos mortos, nem um minuto de silêncio mas uma vida inteira de luta!

Marcinho: Presente! Presente! Presente! 

 

Coordenação Nacional do MAB

25 de Janeiro de 2018.